Apresentação

O programa do Serviço Educativo e de Animação do Centro de Arte Manuel de Brito apresenta uma oferta educativa de carácter regular, destinada a um público escolar, familiar e geral. As atividades disponibilizadas podem ser desfrutadas durante a semana para o público escolar e ao fim-de-semana para as famílias.

A programação está orientada para a divulgação da Coleção, através da Área Didática/Formativa que abrange Visitas-Jogo, Ateliers, Oficinas e Visitas Guiadas. A Área de Animação, engloba espetáculos, animação das salas de exposição, atividades variadas e comemorações.

 

 

   
     
PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO E FEVEREIRO 2017
     
VISITAS LIVRES
   
Aqui há GATO! | A roupa nova do Gato Félix
   
Com o objetivo de explorar as obras em exposição, o Centro propõe um conjunto de visitas-livres orientadas para famílias com crianças dos 4 - 6 anos; 6 - 8 anos; 8 – 10 anos, que visam explorarem as obras em exposição a partir de um jogo com o Gato Félix, personagem retratada num baixo-relevo de 1929 de Almada Negreiros.
Folheto lúdico-pedagógico disponível na receção.
Público: Famílias com crianças dos 4 aos 10 anos
 
   
     
VISITAS JOGO
   
Dinamizado por Ana Guerreiro
Estas visitas-jogo visam trabalhar as obras da coleção Manuel de Brito. Cada uma explora uma temática diferente e destinam-se a diferentes grupos escolares.
   
     
As memórias de uma casa de praia
O palácio anjos era a casa de praia da família Anjos. E como uma casa de férias tinha uma cozinha, uma sala de bailes ou quartos para descansar.
Mais tarde foi transformado no Centro de Arte Manuel de Brito que guarda uma importante coleção de obras de arte. Será que se olharmos atentamente conseguimos descobrir onde ficavam as várias divisões do palácio?
Para isso temos de descobrir onde estará escondida uma receita da antiga cozinha, um movimento dançante da sala de bailes, um sonho bem guardado de um dos quartos de dormir ou uma paisagem vista da janela grande.
Marcações prévias de segunda a sexta, das 10h00 às 16h00.
Condições de acesso: Grupos Escolares - gratuito
Público: 1º e 2º ciclo (6 aos 12 anos)
Duração: 60 min.
Lotação: 1 turma (25 crianças)
Todo o ano durante os períodos lectivos (5ª ou 6ªf)
Horário: 10h00 - 11h00
 
     
Vem visitar o Gato Félix
Sabias que temos um gato muito especial aqui no CAMB? Queres conhecê-lo e ouvir as histórias que ele tem para contar? Ele também tem pistas e jogos que te vão ajudar a descobrir a exposição. Cá te esperamos.
Marcações prévias de segunda a sexta, das 10h00 às 16h00.
Condições de acesso: Grupos Escolares - gratuito
Público: pré-escolar (4 a 6 anos)
Duração: 45 a 60 min.
Lotação: 1 turma (25 crianças)
Todo o ano durante os períodos lectivos (5ª ou 6ªf)
Horário: 10h00 - 10h45
 
     
     
ATELIERS PARA FAMÍLIAS
   
     
Retratos de Família
   
Dinamizado por Ana Carina Dias
.

Vamos fazer uma viagem à exposição “Gente” do CAMB para descobrir de que forma os artistas representaram diferentes pessoas. Depois na Oficina vamos criar retratos em família. Cada participante terá a possibilidade de realizar um auto-retrato ou um retrato dos outros membros da família (pais, filhos, irmãos, avós, animais de estimação...)

.
Condições de acesso: gratuito
Público: Famílias com crianças dos 5 aos 12 anos
Lotação: 20 pax
Fevereiro: 4 (Sábado)
Horário: 15h00 - 16h30
Marcações prévias de segunda a sexta, das 10h00 às 16h00.
 

     
     
Lanterna Mágica
   

Dinamizado por Teresa Caria 

Vamos criar e despertar para o processo que envolve o olhar, utilizando as figuras de um teatro de luz. Onde vamos adivinhando e recortando as formas. Vamos perceber que as silhuetas são metamorfoses do olhar. A sombra como realidade e ilusão. Descobrir que podemos jogar com o nosso olhar e que a nossa perceção também brinca às escondidas. Como um jogo de descoberta das formas, às vezes torna-se difícil distinguir o que é a figura e que é o fundo.

Condições de acesso: gratuito
Público: Famílias com crianças dos 4 aos 10 anos
Lotação: 20 pax
Janeiro: 21 (Sábado)
Horário: 15h00 - 16h30
Marcações prévias de segunda a sexta, das 10h00 às 16h00.
 

     
     
Nesta data querida...
   
As crianças dos 4 aos 12 anos podem realizar a sua festa de anos no CAMB, de terça a sexta das 10h00 às 18h00 e aos sábados das 12h00 às 18h00, salvo existam atividades antecipadamente programadas para os mesmos espaços e horário.
 
O CAMB disponibiliza o espaço das duas salas multiuso para a realização das festas de aniversário, bem como os seus Jogos de visita livre (Aqui Há Gato!).
 
Condições: As famílias serão responsáveis pela guarda e comportamento das crianças, pela montagem e desmontagem da sala e pelo lanche. O limite será de 40 pessoas, sendo o limite máximo de 30 crianças e 10 adultos. A proporção não poderá ser inferior a 1 adulto para cada 5 crianças. Sempre mediante marcação prévia e condições de participação.

Consultar Condições de Participação.

 
     
     
Visitas Guiadas
   
Visitas guiadas à exposição GENTE, destinadas a grupos de público não especializado, escolares, associações e instituições, que pela sua natureza não poderão inscrever-se nas Visitas Temáticas.
Marcações prévias de segunda a sexta, das 10h00 às 16h00.
Condições de acesso: gratuito
Público: grupos organizados (escolares, associações e instituições).
Janeiro: 11 (Quarta)
Fevereiro: 8 (Quarta)
Horário: 14h30
Lotação: max. 25 pax