Biografia de Formadores do Serviço Educativo

 

Ana Carina Dias

É Licenciada em Artes Plásticas-Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2004), e frequentou a Pós-Graduação Museus e Educação na Universidade de Évora (2006/7). Foi bolseira Leonardo da Vinci no Centro Galego de Arte Contemporânea, Santiago de Compostela, Espanha (2006). Colaborou desde 2008/14 como Educadora Artística e Mediadora Cultural com o Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo Fundação de Arte Moderna e Contemporânea, Realiza visitas-jogo e visitas orientadas para grupos escolares (desde a primeira infância até ao Secundário) atividades para Famílias, Aniversários ou Oficinas de Férias no Museu. Orienta visitas e oficinas para grupos com necessidades educativas especiais.

 
Carlos Carrilho

Estudou Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa; Estudou de Arte na Sociedade Nacional de Belas Artes (História de Arte; Desenho; Estética e Teorias de Arte Contemporânea), no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual (Desenho; Estética) e na Fundação C. Gulbenkian (vários cursos teóricos relacionados com História, Teoria, Estética e Sociologia de Arte). Desde 1997 tem colaborado com diversas instituições na conceção e monitorização de atividades de carácter pedagógico no âmbito da História e Teoria de Arte, Arquitetura, Design, Arquitetura Paisagista e Jardins, nomeadamente, Centro de Arte Moderna, Serviço de Belas Artes, Serviço de Educação e Bolsas e Serviços Centrais da Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de Arte Antiga, Centro de Exposições e Museu do Design do Centro Cultural de Belém, Fundação Berardo, Palácio Nacional da Ajuda, Instituto dos Museus e da Conservação, Ordem dos Arquitetos, Universidade Nova de Lisboa, Escola Superior de Teatro e Cinema e Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Estruturou e lecionou a disciplina de Teoria de Arte no NextArt – Centro de Experiências Artísticas, em 2002/2003. Autor e impulsionador do projeto LandArt que a NextArt desenvolveu a partir de 2002.

 
Margarida Mata

Licenciada em Belas Artes- Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (2009) e Mestre em Museologia e Museografia (2012) pela mesma instituição com a dissertação Valorização do Património do Teatro o Bando. Ao Relento, uma instalação de Máquinas de Cena em degradação assumida. Possui também formação na área de Arte e Design têxtil. Em 2005 foi estagiária no Serviço Educativo do Museu Nacional de Arte Antiga. Tem desenvolvido trabalho como mediadora em serviço educativo em vários museus nomeadamente: Museu do Design e da Moda (2009-2011), Museu das Comunicações (2011-2012), Museu Nacional de Arte Contemporânea (2013) e Casa- Museu Dr. Anastácio Gonçalves (2013). Trabalha também como assistente de artista.