Biografia de Formadores do Serviço Educativo

 

Ana Carina Dias

É Licenciada em Artes Plásticas-Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2004), e frequentou a Pós-Graduação Museus e Educação na Universidade de Évora (2006/7). Foi bolseira Leonardo da Vinci no Centro Galego de Arte Contemporânea, Santiago de Compostela, Espanha (2006). Colaborou desde 2008/14 como Educadora Artística e Mediadora Cultural com o Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo Fundação de Arte Moderna e Contemporânea, Realiza visitas-jogo e visitas orientadas para grupos escolares (desde a primeira infância até ao Secundário) atividades para Famílias, Aniversários ou Oficinas de Férias no Museu. Orienta visitas e oficinas para grupos com necessidades educativas especiais.

 
Carlos Carrilho

Estudou Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa; Estudou de Arte na Sociedade Nacional de Belas Artes (História de Arte; Desenho; Estética e Teorias de Arte Contemporânea), no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual (Desenho; Estética) e na Fundação C. Gulbenkian (vários cursos teóricos relacionados com História, Teoria, Estética e Sociologia de Arte). Desde 1997 tem colaborado com diversas instituições na conceção e monitorização de atividades de carácter pedagógico no âmbito da História e Teoria de Arte, Arquitetura, Design, Arquitetura Paisagista e Jardins, nomeadamente, Centro de Arte Moderna, Serviço de Belas Artes, Serviço de Educação e Bolsas e Serviços Centrais da Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de Arte Antiga, Centro de Exposições e Museu do Design do Centro Cultural de Belém, Fundação Berardo, Palácio Nacional da Ajuda, Instituto dos Museus e da Conservação, Ordem dos Arquitetos, Universidade Nova de Lisboa, Escola Superior de Teatro e Cinema e Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Estruturou e lecionou a disciplina de Teoria de Arte no NextArt – Centro de Experiências Artísticas, em 2002/2003. Autor e impulsionador do projeto LandArt que a NextArt desenvolveu a partir de 2002.

 
Patrícia Azevedo

Licenciada em Artes Plásticas na variante pintura, possui Mestrado em Educação Artística, ambos pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Desde os 18 anos que o seu percurso profissional tem sido todo ele construído através de projetos ligados à animação sociocultural, educação artística e educação patrimonial. Teve a oportunidade de criar de raiz o Serviço Educativo do Museu Municipal de Sesimbra e de aprender tanta coisa sobre as artes de pesca e a arqueologia; de colaborar com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e de tratar os dinossauros por “tu”, assim como descobrir o mundo da botânica; de passar umas férias divertidas no Jardim Zoológico e aprender tanto sobre os animais; de trabalhar em projetos na área da Educação Patrimonial na Spira – revitalização patrimonial deixando-se encantar pela cultura e pelo património português. Por estas e por outras, a Patrícia adora trabalhar na área da educação não formal e de cativar miúdos e graúdos.

 

Patrícia Herdeiro

Licenciou-se em Psicologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Foi voluntária em duas Associações Educacionais - Amigo Grande Amigo Pequeno e Academia do Futuro. Trabalhou como aupair em Inglaterra com duas crianças de 1 e 4 anos a quem ensinava a Língua Portuguesa através da conversação, jogos lúdicos e leitura de histórias. Terminada a licenciatura, tem estudado Pedagogia de forma autodidata e participou numa Oficina de Clown que usa a técnica de palhaço como ferramenta para o desenvolvimento pessoal.